Posso sacar meu FGTS mesmo trabalhando? Essa é uma das perguntas mais frequentes entre trabalhadores com carteira assinada. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi criado como uma forma de proteger o trabalhador em casos de demissão sem justa causa, mas, ao longo dos anos, o governo ampliou as situações em que o dinheiro pode ser movimentado.
Se você quer entender se tem direito ao saque mesmo estando empregado, continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas.
O que é e como funciona o FGTS?
O FGTS é um fundo criado para garantir uma reserva financeira ao trabalhador. Todos os meses, o empregador deposita o equivalente a 8% do salário do funcionário em uma conta específica da Caixa Econômica Federal.
Esse valor pertence ao trabalhador, mas, por regra, só pode ser sacado em situações específicas, como demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria ou em casos de doenças graves.
Além da função de amparo em momentos delicados, o FGTS se tornou uma alternativa para acesso ao crédito, compra de imóveis e, em algumas modalidades, até mesmo saques anuais programados. Afinal, posso sacar meu FGTS mesmo trabalhando? Continue neste artigo e entenda.
Quem tem o direito de sacar o FGTS?
Todos os trabalhadores com contrato de trabalho regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) têm direito ao FGTS.
Também têm acesso ao fundo trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e empregados domésticos, desde que estejam devidamente registrados.
No entanto, o saque do valor acumulado depende das situações previstas em lei, como demissão sem justa causa, aposentadoria, falecimento do titular, com saque por herdeiros, doenças graves e situações de calamidade pública.
Posso sacar meu FGTS mesmo trabalhando?
Sim, posso sacar meu FGTS mesmo trabalhando, mas apenas em condições específicas.

A principal forma de fazer isso é por meio da modalidade saque-aniversário. Nessa opção, o trabalhador pode retirar uma parte do saldo do FGTS todos os anos, no mês de seu aniversário.
Para isso, é necessário aderir à modalidade no aplicativo do FGTS ou nas agências da Caixa.
Outra possibilidade é o saque para compra da casa própria, pagamento de financiamento habitacional ou ainda em casos de doença grave, como câncer ou HIV, tanto do titular quanto de seus dependentes.
Além disso, situações de emergência, como desastres naturais com decreto de calamidade pública, permitem o saque, mesmo que o trabalhador esteja empregado.
Portanto, a dúvida sobre a possibilidade de sacar o FGTS mesmo trabalhando tem resposta positiva, desde que você se enquadre nas regras e modalidades previstas.
Onde consultar meu saldo do FGTS?
Você pode consultar seu saldo de forma simples e rápida pelo aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS.
Basta fazer o login com seu CPF e senha. Além disso, é possível acessar o extrato no site da Caixa ou por SMS, caso tenha habilitado o envio.
Manter o controle do saldo ajuda a planejar melhor suas finanças e aproveitar as oportunidades de saque quando permitido.
Conte com a Consig Soluções para se manter informado!
Você tem dúvidas sobre os seus direitos em relação ao saque do FGTS, INSS e muito mais?
Aqui, na Consig Soluções, você encontra diversas informações, notícias e tudo que você precisa para se manter informado. Além disso, se você estiver em busca de um empréstimo consignado, aqui é o local ideal.
Contamos com atendimento personalizado e as opções mais vantajosas para as suas necessidades.