A conta do FGTS inativa é uma expressão que desperta preocupação em quem já está emocionalmente cansado, tentando entender por que não consegue acessar um dinheiro que poderia aliviar o aperto do mês.
Se você acha que tem dinheiro para receber, mas percebe que a conta do seu FGTS está inativa, então veja agora o que significa e como resolver a situação.
Confira as leis trabalhistas para pessoas com câncer.
O que significa conta do FGTS inativa?
Uma conta do FGTS inativa é aquela que deixou de receber depósitos após o fim de um contrato de trabalho.
Cada emprego gera uma conta diferente, e quando o vínculo acaba, seja por pedido de demissão, término de contrato ou dispensa , essa conta para de ser alimentada, mas o saldo continua lá, rendendo.
O que causa a inatividade da conta?
A causa é sempre o encerramento do vínculo trabalhista. O FGTS não “some” e nem é cancelado.

Ou seja, ele apenas deixa de receber novos depósitos. Desse modo, quem trocou de emprego várias vezes pode ter várias contas inativas sem sequer saber.
O que acontece quando a conta fica inativa?
Quando uma conta do FGTS inativa existe, significa que o dinheiro está disponível, mas com regras restritas de saque.
Desse modo, significa que ele continua rendendo anualmente, mas não pode ser retirado a qualquer momento. Isso gera frustração, especialmente para quem está passando por dificuldades e precisa desse valor imediatamente.
Como consultar conta do FGTS inativa?
A consulta é simples e pode ser feita pelo aplicativo FGTS, pelo site da Caixa ou presencialmente em uma agência.
Basta informar CPF, criar um login e acessar a lista de contas. Desse modo, você verá quais estão ativas, quais estão inativas e o valor disponível em cada uma.
Como retirar FGTS de conta inativa?
O saque depende das regras de liberação. Geralmente, só é possível retirar o saldo em casos como demissão sem justa causa, adoção de saque-aniversário, doenças graves, aposentadoria, compra da casa própria ou liberações especiais determinadas pelo governo.
Para cada situação, existe um procedimento específico. Então, é sempre importante verificar em qual você se encaixa para realizar o saque.
O dinheiro está parado, mas a sua vida não!
Enquanto a conta do FGTS inativa não libera, muitas pessoas ficam de mãos atadas, tentando reorganizar a vida sem nenhum recurso imediato.
É nessa hora que um empréstimo consignado pode ajudar a atravessar o momento com segurança e juros mais baixos.
A Consig Soluções oferece consignado de forma responsável, transparente e acessível, ideal para quem precisa de estabilidade enquanto aguarda a liberação do FGTS.
Entre em contato conosco e faça a sua simulação!