Prova de vida virou sinônimo de preocupação para muitos aposentados e pensionistas. A dúvida, o medo de perder o benefício e agora, para piorar, o risco de cair em golpes. A cada ligação estranha, o coração acelera. Será verdade? Será o INSS? Ou é mais uma tentativa de enganar quem só quer seguir a vida com dignidade?
Quem depende do benefício para pagar remédios, contas e até a feira do mês não pode correr riscos. Por isso, entender como funciona comprovar a vida e identificar os sinais de fraude é fundamental para não cair em armadilhas.
O que é prova de vida?
A prova de vida é um procedimento obrigatório exigido pelo INSS para garantir que o titular do benefício está vivo e deve continuar recebendo o pagamento mensal.
Durante muitos anos, o processo era feito presencialmente nos bancos. Mas com o avanço da tecnologia, o governo passou a cruzar dados automaticamente para confirmar a existência do segurado, evitando deslocamentos desnecessários.
Ainda assim, cerca de 4 milhões de pessoas precisam fazer a prova manualmente por não terem sido localizadas nos sistemas.
Como é feita a prova de vida?
Atualmente, a maioria dos beneficiários do INSS não precisa mais sair de casa para comprovar que está vivo. A prova de vida acontece quando o governo cruza informações de diferentes sistemas, como registros de vacinação, movimentações bancárias e atendimentos em serviços públicos. Se a pessoa ainda precisar regularizar a situação, o aviso aparece no extrato bancário, nunca por telefone, e-mail ou mensagem de texto.
Desse modo, quando receber essa notificação, o beneficiário pode realizar a prova de vida de duas maneiras: pelo aplicativo Meu INSS, utilizando o reconhecimento facial, ou pelo aplicativo do banco onde recebe o benefício, caso a instituição ofereça essa opção.
Qual é o golpe na prova de vida?
Com o nome da prova de vida em alta, criminosos estão aproveitando para aplicar golpes. Eles se passam por atendentes da Central 135 e pedem para a vítima digitar números, confirmar dados ou até transferir dinheiro para “manter o benefício ativo”.

É mentira, o INSS não entra em contato por telefone para realizar a prova e jamais pede senhas, códigos ou valores.
Se receber uma ligação assim, desligue imediatamente. Além disso, nunca forneça informações pessoais por telefone. Em caso de dúvidas, acesse apenas os canais oficiais, como o aplicativo Meu INSS ou ligue você mesmo para o número 135.
Proteja seus dados e oriente familiares e amigos, principalmente os mais idosos. Afinal, golpistas se aproveitam da boa-fé de quem já enfrenta desafios diariamente.
Se proteger é preciso, se informar é o primerio passo!
Evitar golpe é o primeiro passo. Mas manter a tranquilidade financeira também faz parte da sua segurança.
Se você é aposentado ou pensionista e precisa de apoio para reorganizar as contas, quitar dívidas ou conseguir crédito com responsabilidade, a Consig Soluções pode te ajudar.
Sem enrolação, sem surpresa no contrato e com todo o respeito que seu benefício merece.
Fale com a Consig Soluções e descubra como o empréstimo consignado pode ser um alívio para o seu orçamento.