Como sacar o FGTS é uma dúvida comum entre os trabalhadores que desejam utilizar esse recurso para emergências, compras planejadas ou até mesmo para reforçar o orçamento. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito do trabalhador com carteira assinada, e conhecer as regras de saque pode fazer toda a diferença.
Embora existam diversas modalidades de retirada, o calendário de pagamento tem uma data-chave, o dia 20. Essa data se repete em várias situações e carrega um papel estratégico no acesso ao fundo.
Como funciona o saque do FGTS?
O saque do FGTS acontece de acordo com situações específicas previstas por lei. Entre as mais comuns estão, demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria, doenças graves, falecimento do titular e o saque-aniversário.
Confira também voltei para o saque-rescisão posso sacar o FGTS.
Nos últimos anos, também foram autorizadas modalidades como o saque calamidade, em casos de desastres naturais reconhecidos oficialmente.
A Caixa Econômica Federal é o banco responsável por administrar o FGTS. Por meio dela, os trabalhadores podem consultar o saldo, agendar o saque e acompanhar o calendário.
Para isso, basta usar o aplicativo FGTS, o site da Caixa ou até ir a uma agência, se preferir o atendimento presencial. Para saber como sacar o FGTS, acompanhe o conteúdo completo.
Como sacar o FGTS?
A pergunta como sacar o FGTS pode ter diferentes respostas, dependendo da modalidade escolhida.
Se você optou pelo saque-rescisão, o mais tradicional, é possível retirar o valor total da conta vinculada em caso de demissão sem justa causa.
Enquanto, o saque-aniversário libera uma parte do saldo anualmente, no mês de aniversário do trabalhador, com possibilidade de antecipação por meio de empréstimos com garantia no FGTS.
Para realizar o saque, você precisa estar com os dados atualizados e ter uma conta válida na Caixa ou em outro banco para transferência.
No aplicativo FGTS, é possível solicitar o valor em poucos cliques, anexar documentos quando necessário e acompanhar o andamento do pedido.
Por que o dia 20 é tão importante para o saque?
O dia 20 costuma ser a data limite para várias operações relacionadas ao FGTS. Por exemplo, no saque-aniversário, o trabalhador pode fazer a retirada até o último dia útil do segundo mês após seu aniversário, mas o sistema contabiliza essa data a partir do dia 20.

Se você nasceu em maio, por exemplo, tem até 31 de julho para sacar, mas o ideal é não deixar passar do dia 20. Afinal, isso garante tempo hábil para movimentações e evita transtornos.
Além disso, muitas empresas fazem os depósitos mensais do FGTS até o dia 20, conforme a obrigação legal. Essa rotina faz com que a data se torne um marco importante tanto para depósitos quanto para saques.
Conte com a Consig Soluções para se manter informado!
Você tem dúvidas sobre os seus direitos em relação ao saque do FGTS, INSS e muito mais?
Aqui, na Consig Soluções, você encontra diversas informações, notícias e tudo que você precisa para se manter informado. Além disso, se você estiver em busca de um empréstimo consignado, aqui é o local ideal.
Entre em contato conosco e saiba mais!