Como cancelar o saque-aniversário do FGTS é uma dúvida comum entre trabalhadores que optaram por essa modalidade e, depois, perceberam que o saque rescisão poderia ser mais vantajoso em determinadas situações.
Afinal, escolher o saque-aniversário muda significativamente a forma de acessar o saldo do FGTS, e essa decisão nem sempre continua sendo a melhor ao longo do tempo.
Muitas pessoas aderiram ao saque aniversário acreditando que essa seria uma forma mais acessível de utilizar o dinheiro do FGTS. No entanto, com o passar do tempo, perceberam que, caso fossem demitidas sem justa causa, não poderiam sacar o valor integral do fundo. Isso fez com que muitos procurassem maneiras de reverter essa decisão e recuperar o direito ao saque rescisório.
Com isso, muitas dúvidas começaram a surgir, entre elas, como cancelar o saque-aniversário do FGTS. Entenda agora tudo sobre o assunto!
O que é saque aniversário?
O saque aniversário é uma modalidade opcional do FGTS que permite ao trabalhador sacar, anualmente, uma parte do saldo disponível na sua conta do fundo de garantia.
Essa opção permite que o trabalhador use parte do dinheiro depositado no FGTS antes de uma possível demissão, oferecendo mais flexibilidade no uso do recurso.
Porém, ao aderir a esse modelo, o trabalhador perde o direito ao saque integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa, podendo retirar apenas a multa rescisória de 40%.
Como funciona o saque-aniversário do FGTS?
Quem opta pelo saque aniversário pode retirar um percentual do saldo do FGTS todos os anos, no mês do seu aniversário.

Mas, o valor liberado depende do montante total disponível na conta do FGTS, seguindo uma tabela determinada pelo governo. Quanto menor o saldo, maior o percentual que pode ser sacado.
Além disso, o trabalhador pode aderir ao saque-aniversário pelo aplicativo do FGTS, site da Caixa Econômica Federal ou internet banking, e retirar o dinheiro dentro de um período específico. Caso o trabalhador não saque dentro do prazo, o valor retorna para a conta do FGTS.
Como cancelar o saque-aniversário do FGTS?
Afinal, como cancelar o saque-aniversário do FGTS? Se você optou pelo saque aniversário e quer voltar para a modalidade tradicional do FGTS, que permite o saque integral em caso de demissão sem justa causa, é possível solicitar o cancelamento.
O pedido de cancelamento pode ser feito pelo aplicativo do FGTS, pelo site da Caixa ou em uma agência física.
No entanto, a mudança não ocorre imediatamente. Depois de fazer a solicitação, o trabalhador ainda precisa aguardar até o início do próximo ano para que a alteração entre em vigor.
Isso significa que, caso seja demitido antes desse prazo, ainda estará sujeito às regras do saque aniversário.
O que acontece se eu retirar o saque-aniversário?
Quem já sacou valores pelo saque aniversário e decide voltar ao saque rescisório não precisa devolver o que retirou.
Porém, enquanto a mudança não se concretiza, continua sem direito ao saldo integral do FGTS em caso de demissão.
Além disso, quem pegou um empréstimo com base no saque aniversário precisa quitar essa dívida antes de finalizar o cancelamento da modalidade.
Se você quer um empréstimo e deseja ter acesso a um crédito confiável, o empréstimo consignado da Consig Soluções pode ser a alternativa ideal.
Entre em contato e descubra como podemos ajudar você a organizar suas finanças sem comprometer seu orçamento!