Fui demitido e meu FGTS está bloqueado, muitos brasileiros vem passando por isso e não sabe o que causa, como resolver e o pior, se é possível retirar o valor bloqueado ou não.
Se você está com esse tipo de problema ou conhece alguém que esteja, separamos um conteúdo completo sobre o que fazer.
O que é FGTS bloqueado?
Fui demitido e meu FGTS está bloqueado, o que pode ser? Pois bem, isso acontece quando a conta mostra saldo disponível, mas impede você de sacar o valor. Isso acontece por regras do governo, modalidades ativas (como saque-aniversário) ou pendências no processo de rescisão.
O trabalhador sente ainda mais dor ao ver o dinheiro parado, porque precisa de amparo financeiro imediato nesse momento.
O que causa o bloqueio?
Algumas das situações mais comuns incluem, adesão ao saque-aniversário, erros na chave de liberação feita pelo empregador, pendência no envio de documentos, problemas de atualização cadastral ou bloqueio por decisão judicial.

Às vezes, o sistema da Caixa demora a processar todas as informações, deixando o trabalhador sem respostas. Ou seja, provoca preocupações, dúvidas e principalmente, estresse no trabalhador que precisa do valor disponível o quanto antes.
Fui demitido e meu FGTS está bloqueado, o que fazer?
O primeiro passo é consultar o aplicativo FGTS para identificar o motivo do bloqueio. Se a causa for saque-aniversário, é preciso aguardar o término da carência de transição.
Além disso, se for erro na chave de movimentação, o empregador deve corrigir. Caso seja pendência documental, basta atualizar os dados e reenviar.
Desse modo, quando houver dúvida, a Caixa pode esclarecer presencialmente ou pelo atendimento digital. Por isso, o mais importante é agir rápido, porque cada dia sem acesso ao FGTS pesa no bolso e no emocional.
Tem como sacar o saldo bloqueado do FGTS?
Depende do tipo de bloqueio. A modalidade de saque geralmente impede a liberação dos valores antes do prazo.
Você resolve bloqueios causados por erro, atraso ou inconsistência atualizando seus dados ou solicitando a correção à empresa.
A Caixa também libera o saldo apenas depois de fazer uma análise manual em alguns casos. Embora seja possível resolver.
Quando o FGTS trava, a vida não pode parar
Enquanto o saldo continua bloqueado, as contas continuam chegando. E, muitas vezes, o trabalhador não pode esperar. É aqui que o empréstimo consignado aparece como um apoio seguro, com juros mais baixos e liberação rápida.
A Consig Soluções oferece consignado transparente, acessível e pensado para momentos delicados.
Entre em contato conosco e faça a sua simulação.