Shopping cart

Contas inativas do FGTS como sacar?

Contas inativas do FGTS como sacar? A situação financeira apertou, as contas começaram acumular e você tem dinheiro parado, mas não sabe se é possível sacar?

Pois bem, sabemos que essa é a realidade de inúmeros brasileiros, por isso, separamos um guia completo sobre o assunto. Acompanhe e veja se é realmente possível sacar.

Veja também: O trabalhador é obrigado a fazer hora extra?

Por que o FGTS fica inativo?

O FGTS fica inativo quando o contrato de trabalho chega ao fim. Cada emprego gera uma conta diferente, e quando o vínculo é encerrado, seja por demissão, pedido de demissão ou término de contrato, aquela conta deixa de receber depósitos.

No entanto, o dinheiro continua lá, rendendo, mas não entra nada novo. Muitas pessoas só descobrem que possuem contas inativas quando precisam de dinheiro urgente e vão consultar o FGTS.

Como saber se tenho dinheiro em contas inativas do FGTS?

A forma mais fácil é usando o aplicativo FGTS da Caixa. Basta acessar com CPF, criar uma senha e verificar a lista completa de contas.

Desse modo, o sistema mostra quais estão ativas, quais estão inativas e o saldo de cada uma. Outra opção é consultar pelo site da Caixa ou pessoalmente em uma agência. Mas afinal, contas inativas do FGTS como sacar? Entenda agora!

Tem como sacar FGTS de conta inativa?

Sim, mas existem regras. As contas inativas só podem ser sacadas em situações específicas, como demissão sem justa causa (saldo vinculado ao contrato anterior), doenças graves, aposentadoria, saque-aniversário, compra da casa própria ou liberações especiais definidas pelo governo em medidas temporárias.

Ou seja, não dá para sacar a qualquer momento, e isso aumenta a frustração de quem está precisando de dinheiro imediatamente.

Contas inativas do FGTS como sacar?

Afinal, contas inativas do FGTS como sacar? Para fazer o saque, é necessário que a situação se encaixe em uma das regras permitidas.

Se for demissão sem justa causa, por exemplo, o saque ocorre junto com o valor do contrato atual, mostrando saldos inativos anteriores. Já no saque-aniversário, parte do saldo pode ser retirada uma vez ao ano.

Em casos de doença, aposentadoria ou medidas emergenciais, basta apresentar os documentos solicitados e solicitar no aplicativo ou na Caixa. Sendo assim, o processo é simples, mas exige atenção às regras e aos prazos.

Se o FGTS demora, o alívio não precisa esperar

Enquanto aguarda a liberação das contas inativas do FGTS, muitas pessoas seguem enfrentando pressões financeiras.

É nesse intervalo, doloroso, cansativo e cheio de incertezas que o empréstimo consignado pode ser um respiro para a sua vida financeira.

A Consig Soluções oferece consignado com juros mais baixos, transparência e condições que cabem na rotina, especialmente para quem precisa reorganizar a vida enquanto espera o FGTS.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Copyright © 2025 Consig Soluções - Desenvolvido por Agência Spice

ATENÇÃO!


Não solicitamos pagamento antecipado para a liberação do seu empréstimo.

Isso vai fechar em 23 segundos