Carteira de trabalho assinada nem sempre é sinônimo de estabilidade. Quando a fatura do cartão ultrapassa o salário e as contas se acumulam mais rápido do que os boletos são pagos, até quem tem renda fixa começa a perder o sono. É assim que inúmeros trabalhadores, se vem ao encontrar o nome negativado mesmo sendo CLT.
Não precisa ser com gastos supérfluo. Apenas a combinação de aluguel, mercado, remédio para o filho e um imprevisto no carro, pode causar uma grande bola de neve. E quando você descobre o consignado privado, enxerga uma luz, talvez, a única, para reorganizar sua vida.
Como a carteira de trabalho assinada pode abrir portas para o crédito consignado?
A carteira de trabalho assinada garante uma renda fixa, o que permite acesso a linhas de crédito com taxas menores.
O crédito consignado privado, também conhecido como Crédito do Trabalhador, é exclusivo para quem é CLT.
Mas, o que diferencia dos outros créditos? O desconto é feito direto na folha, o que diminui o risco para o banco e, consequentemente, o valor dos juros. Desse modo, essa condição tem feito diferença para milhões de brasileiros que vivem com o orçamento apertado.
Por que metade dos CLTs considera o consignado uma salvação?
Uma pesquisa da Creditas mostra que 56% dos trabalhadores com carteira de trabalho assinada já cogitam o consignado como solução para quitar dívidas.
Desses, boa parte carrega boletos de cartão de crédito, cheque especial e até empréstimos com juros exorbitantes.
Quando descobrem que o consignado privado pode cortar os juros pela metade ou mais, surge um alívio. Desse modo, para quem vive no limite, isso representa mais do que economia, significa sobrevivência financeira.
Como o crédito consignado ajuda quem é CLT a sair do sufoco?
Ao trocar dívidas caras por uma parcela fixa descontada em folha, o trabalhador volta a respirar.
O salário não aumenta, mas o valor que sobra no fim do mês sim. Além disso, o valor da parcela do consignado não pode ultrapassar 35% da renda mensal. Ou seja, evita endividamento exagerado e favorece o planejamento.
Quais são os erros mais comuns de quem tem carteira de trabalho assinada ao contratar crédito?
Muita gente assina o contrato sem entender as condições. Ou seja, a pesquisa mostrou que 42% dos trabalhadores ainda não compreendem completamente como funciona o crédito consignado.

Isso mostra que a carteira de trabalho assinada abre a porta, mas informação é o que faz atravessar com segurança. Por isso, é essencial contar com orientação confiável antes de qualquer decisão.
Consignado é só para quem está endividado?
Não, apesar de ser muito usado para quitar dívidas, muitos trabalhadores CLT usam o consignado para emergências, reforma da casa, educação ou até abrir o próprio negócio. A diferença está em fazer isso com consciência, planejamento e acompanhamento.
Vale a pena contratar mais de uma vez?
Para 59% dos entrevistados que já usaram o consignado, sim. Eles afirmaram que voltariam a contratar o crédito, justamente por entenderem o alívio que ele trouxe.
Por isso, quando bem utilizado, o consignado se torna uma ferramenta de autonomia e estruturação da vida financeira.
Organizar a sua vida financeira está um clique de distância
A Consig Soluções pode ajudar você a transformar o seu salário em um plano de retomada.
Com atendimento personalizado, análise rápida e as melhores condições do mercado, você conquista o alívio que precisa para seguir em frente.
Fale agora com a Consig Soluções e entenda quais são as melhores taxas para você!