Shopping cart

Alcoólatra pode receber benefício do INSS?

A palavra alcoólatra carrega um peso enorme. Não só pelo vício em si, mas por tudo que vem junto, perda de autonomia, dificuldade de manter um emprego fixo, rupturas familiares e, muitas vezes, um isolamento doloroso.

Tentar por diversas vezes se recuperar, mas ter recaídas é comum. Depois de ser demitido, sem renda e sem forças, as pessoas começam a se ver em uma encruzilhada, será que, nessa condição, a pessoa pode receber benefício do INSS? Entenda agora!

Existe amparo do INSS para quem é alcoólatra?

Sim, a dependência química por álcool é reconhecida como uma doença crônica pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, aqui no Brasil, pode ser considerada uma incapacidade laboral se for comprovado que o vício impede a pessoa de exercer qualquer atividade profissional.

Nesses casos, o alcoólatra pode receber benefício do INSS, como o auxílio-doença ou até aposentadoria por invalidez.

Porém, é preciso passar por perícia médica e apresentar laudos que comprovem a gravidade da condição.

Quais os critérios para o alcoólatra ter acesso ao benefício?

Para receber o benefício do INSS, o alcoólatra precisa cumprir alguns requisitos. Primeiro, é necessário estar contribuindo para a Previdência Social ou estar dentro do período de graça (tempo em que o segurado mantém os direitos mesmo sem pagar).

Em segundo lugar, a perícia médica deve confirmar que a dependência alcoólica compromete totalmente a capacidade de trabalhar.

Além disso, é essencial apresentar relatórios médicos, prontuários de internação, e, preferencialmente, comprovantes de tentativas de tratamento.

O que o caso do Careca do INSS tem a ver com isso?

O escândalo envolvendo o careca do INSS, preso por suspeita de fraudes bilionárias contra aposentados e pensionistas, trouxe à tona a importância de conhecer bem os próprios direitos e fiscalizar os benefícios concedidos.

Enquanto associações fraudulentas desviavam bilhões com a ajuda de servidores corrompidos, milhares de alcoólatras incapacitados, pessoas que realmente precisam, enfrentavam barreiras para conseguir o que lhes é de direito.

Desse modo, o caso escancarou a necessidade de mais fiscalização, transparência e, principalmente, justiça social no sistema previdenciário.

Como buscar ajuda e dar o primeiro passo?

Se você ou alguém próximo está enfrentando o alcoolismo e não consegue mais trabalhar, o primeiro passo é buscar atendimento médico.

Clínicas de reabilitação, CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e o SUS oferecem apoio gratuito. Desse modo, com os laudos em mãos, é possível agendar a perícia pelo Meu INSS ou com a ajuda de profissionais especializados.

Na dúvida sobre seu direito?

A Consig Soluções oferece conteúdos completos no blog, para você que ainda tem dúvidas sobre os seus direitos e deveres. Além disso, você pode encontrar ótimas condições de empréstimo consignado, para conquistar aquele alívio financeiro.

Busque apoio, se informe e garanta o que é seu por direito.

Copyright © 2025 Consig Soluções - Desenvolvido por Agência Spice

ATENÇÃO!


Não solicitamos pagamento antecipado para a liberação do seu empréstimo.

Isso vai fechar em 23 segundos