O que é revisão do INSS e por que esse assunto tem ganhado destaque em 2025? Com a nova correção anunciada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mais de 140 mil brasileiros podem ter valores para receber sem precisar entrar com pedido.
O motivo é a correção de cálculos antigos que afetaram benefícios pagos entre os anos de 2002 e 2009. Se você é aposentado, pensionista ou recebeu auxílio-doença nesse período, vale a pena entender como funciona essa revisão e descobrir se tem direito a algum valor atrasado.
Veja também: Como consultar saldo do INSS via aplicativo?
O que é revisão do INSS?
A revisão do INSS se refere a um processo de reavaliação de benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social.
Desse modo, o objetivo é corrigir possíveis erros nos cálculos feitos no momento da concessão. Afinal, esses erros podem ocorrer por falhas no sistema, mudanças na legislação ou até mesmo por omissão de informações importantes no histórico de contribuições do segurado.
No caso atual, o INSS está realizando uma revisão automática para corrigir benefícios pagos de forma equivocada entre 2002 e 2009. Ou seja, isso significa que muitos beneficiários podem ter valores a receber sem precisar abrir um pedido formal.
Por que está acontecendo a revisão do INSS?
Para corrigir falhas do passado. Afinal, durante os anos de 2002 a 2009, o INSS utilizou uma metodologia de cálculo que gerou pagamentos menores do que os devidos para milhares de brasileiros.

Entidades como o Sindnapi, Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, moveram ações judiciais que resultaram na determinação de correção dos valores. Assim, a Justiça obrigou o governo a reavaliar os casos afetados e devolver aos segurados o que lhes é de direito. Diante disso, o INSS elaborou um cronograma para realizar os pagamentos em duas etapas ao longo de 2025.
Quem tem direito?
Entre os principais beneficiários estão aqueles que receberam auxílio-doença entre abril de 2002 e outubro de 2009, os que passaram para aposentadoria por invalidez após esse período e os dependentes que recebem pensão por morte decorrente desses casos.
Se você ou um familiar se enquadra nessas condições, vale a pena conferir seu cadastro no aplicativo ou site do Meu INSS.
Afinal, essa é uma oportunidade real de recuperar valores que ficaram para trás por erro do próprio sistema. Saber o que é revisão do INSS ajuda você a não deixar dinheiro na mesa.
Quando vai ser pago a revisão do INSS?
De acordo com o cronograma divulgado, os beneficiários ativos devem receber os valores corrigidos até 31 de maio de 2025.
Já os beneficiários inativos terão os valores depositados até 31 de dezembro de 2025. Desse modo, o pagamento será feito automaticamente na conta onde o benefício já é recebido, sem necessidade de solicitação.
Além disso, para consultar se você está na lista, basta acessar o site ou app Meu INSS, fazer login e buscar pela opção “Histórico de Crédito de Benefício”.
Seu guia confiável para tudo sobre INSS, FGTS e empréstimos consignados!
Na Consig Soluções, você entende seus direitos, acompanha as novidades e ainda encontra as melhores opções de empréstimo consignado.
Quer clareza, segurança e atendimento de verdade? Acompanhe o nosso blog!